null: nullpx
filmes-Zappeando

Explosão de "Oppenheimer" não teve efeitos especiais: foi feita com aquário gigante e mais

Para garantir uma melhor resolução, a sequência de 10 minutos que mostra a detonação da bomba atômica não teve efeitos especiais
Publicado 27 Jul 2023 – 04:43 PM EDT | Atualizado 27 Jul 2023 – 04:43 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
"Oppenheimer" (2023) Crédito: Reprodução/YouTube (Universal)

Junto de “Barbie”, “ Oppenheimer” despontou como uma das maiores estreias do ano no cinema e, certamente, a fotografia do filme foi um dos atributos mais comentados. Ao contar a história da invenção da bomba atômica, inclusive, a produção mostra a primeira detonação bem-sucedida de uma - e o mais impressionante é que, nas imagens, não foram usados efeitos especiais.

Como foi feita a explosão de "Oppenheimer"?


Após assistir “Oppenheimer”, um dos assuntos mais comentados por espectadores foi a qualidade dos sons e, especialmente, das imagens do filme. O que muitos não sabem, porém, é que a grande explosão atômica do filme, que retrata a primeira detonação bem-sucedida da invenção, não contou com efeitos especiais e foi criada com uma combinação de truques de imagem e experimentos feitos manualmente.


Em entrevista à “ Variety”, o cineasta Hoyte van Hoytema afirmou que o Experimento Trinity, evento real retratado no filme em uma sequência de 10 minutos, não foi, obviamente, algo feito em tamanho natural. Ainda assim, a equipe testou uma série de composições e experimentos diferentes com objetos inusitados para criá-la de forma realista.

“Nós criamos experimentos científicos. Construímos aquários com energia. Jogamos partículas de prata nele. Moldamos balões metálicos que acendiam por dentro. Tínhamos coisas se batendo entre si como bolas de pingue-pongue, e objetos girando”, disse ele, afirmando que foram feitas filmagens com baixo e alto tempo de exposição, cor negativa, superexposição e muito mais.


No fim, Hoytema afirma que foram usados truques para compor a cena - tudo pensando em manter a qualidade das imagens quando o filme fosse exibido em IMAX. Segundo ele, a resolução final das imagens feitas com efeitos visuais não é tão boa quando os filmes são exibidos com tal tecnologia.

Assista ao trailer de "Oppenheimer" abaixo:


Filmes e séries

Compartilhar
RELACIONADO:filmes-ZappeandoOppenheimer

Mais conteúdo de interesse