21 atores de Harry Potter 18 anos após os filmes: veja transformações e onde andam

por | jan 30, 2019 | Filmes

Quase 20 anos após Harry Potter chegar aos cinemas pela primeira vez, em “A Pedra Filosofal”, muita coisa rolou com o elenco do filme. Os atores mirins, claro, mudaram MUITO – alguns continuaram superfamosos, enquanto outros andaram meio sumidos desde então.

Listamos nossos personagens bruxos favoritos – veja o quanto eles mudaram e o que fizeram depois do sucesso de “Harry Potter”.

Elenco de “Harry Potter”: como estão após os filmes

#1 Daniel Radcliffe

Prestes a completar 30 anos, Dan Radcliffe se tornou um dos rostos mais conhecidos do cinema ao dar vida a Harry Potter, quando tinha apenas 11 anos de idade. O ator britânico cresceu junto com o personagem e, apesar de não querer que as pessoas se esqueçam do bruxo, não toparia mais fazer trabalhos tão longos.

“Não quero mais repetir tantas vezes o mesmo papel como em Harry Potter. Acho que é o que a maioria dos atores quer: uma carreira o mais variada possível. Hoje, sou sortudo o bastante para poder fazer isso”, disse em entrevista ao Independent.

Isso porque, após Harry Potter, cujo último filme estreou em 2011, o ator se deu bem e emplacou outros sucessos. Seu primeiro papel depois de “As Relíquias da Morte – Parte II” foi em “A Mulher de Preto”, filme que se tornou uma das produções britânicas de terror de maior sucesso.

Além desse, Daniel foi protagonista outros dramas, como “Amaldiçoado”, “Victor Frankenstein”, “Um Cadáver Para sobreviver” e “Imperium”.

#2 Emma Watson

Nossa Hermione Granger também traçou uma carreira artística de sucesso após “Harry Potter”. No mesmo ano em que o último filme chegou aos cinemas – 2011 – , a atriz participou de “Sete Dias Com Marilyn”, filme que contou com outros dois nomes do universo bruxo: Kenneth Bragnah, o professor Lockhart, e Eddie Redmayne, o Newt de “Animais Fantásticos”.

Getty Images

Em seguida, vieram outros filmes de sucesso: “As Vantagens de Ser Invisível”, “The Bling Ring”, “Noé”, “O Círculo” e a versão live-action do clássico da Disney “A Bela e a Fera”.

Mas além dos trabalhos do cinema, Emma Watson também ganhou destaque pelo ativismo social. A atriz foi nomeada embaixadora da ONU Mulheres e esteve à frente da campanha He For She, que luta pela igualdade de gênero.

#3 Rupert Grint

O mais velho do trio, Rupert Grint, tem uma carreira mais “discreta” do que seus colegas protagonistas e, pelo jeito, teve uma experiência mais difícil com “Harry Potter”. Em entrevistas, o ator contou que nunca teve muita vontade de assistir aos filmes e que quase desistiu do trabalho.

“Sempre me lembro de estar cercado por adultos, quando ia à escola fazer provas me sentia isolado das pessoas da minha idade. Quando terminei o ensino médio, realmente comecei a pensar se queria aquilo. Às vezes só queria sair e fazer coisas normais. Em alguns momentos eu pensava ‘chega disso’”, disse ao Independent.

O trabalho de maior destaque do ator rolou em 2017, com a série “Dá Licença, Saúde”, disponível na Netflix. Na comédia, Rupert interpreta um homem que tem uma grande mudança de vida após receber um falso diagnóstico de câncer.

#4 Tom Felton

Um dos vilões da trama, Draco Malfoy praticamente ressurgiu assim que “Harry Potter” acabou. Isso porque, em 2011, Tom Felton participou de “Planeta dos Macacos: A Origem” novamente como vilão – desta vez, um perverso funcionário do zoológio onde o macaco Caesar (Andy Serkis) ficava.

Mais recentemente, Tom Felton entrou para o universo dos super-heróis na TV. O britânico interpreta o vilão Doutor Alquimia, um dos inimigos do Flash, na série da CW.

#5 Bonnie Wright

Muita gente torceu pelo casal Harry e Gina, com quem o protagonista acabou vivendo seu “felizes para sempre”. Após a franquia, a atriz Bonnie Wright não voltou a participar de grandes produções, mas esteve em alguns dramas menores como “Before I Sleep” e “After the Dark”.

Além disso, seguindo os passos de Emma Watson, foi nomeada embaixadora da ONG Made-By, uma organização britânica que luta pela preservação do meio-ambiente.

#6 Matthew Lewis

O atrapalhado Neville Longbottom foi um dos coadjuvantes mais queridos de “Harry Potter”, mas não deu muito as caras nas telas após o desfecho da franquia. Seu principal trabalho foi um filme britânico independente chamado “The Sweet Shop”.

Aqui no Brasil, entretanto, Matthew chamou atenção recentemente – e ganhou uma certa antipatia. Isso porque, durante a Copa do Mundo 2018, o ator criticou Neymar e chamou o jogador de “patético”. É claro que os brasileiros não pouparam a criatividade para rebater o comentário de Matthew.

#7 Evanna Lynch

Luna Lovegood apareceu pela primeira vez no quinto filme da saga, “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, mas conquistou seu lugar no coração do público. Mas o que pouca gente sabe é que, anos depois, em 2012, Evanna Lynch voltou a interpretar a personagem.

Luna apareceu novamente na peça teatral “A Very Potter Senior Year”, uma história paralela e não-oficial inspirada na obra de J.K. Rowling. Além de Evanna, a peça contou com o vencedor do Globo de Ouro Darren Cris (“American Crime Story: The Assasination of Giani Versace”) no papel de Harry Potter.

#8 Robert Pattinson

Depois “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, Pattinson acabou ficando tão famoso quanto o próprio Harry Potter, interpretando o vampiro Edward Cullen na franquia “Crepúsculo”. De lá para cá, o ator acumulou em seu currículo uma série de produções de sucesso em Hollywood.

Indicado a várias premiações (como MTV Movie Awards e Teen Choice Awards), Pattinson teve papeis de destaques em “Água Para Elefantes”, “Bel Ami” e “Cosmopolis”.

#9 Katie Leung

Primeira namoradinha de Harry Potter, Cho Chang não foi uma das personagens mais queridas da saga, mas sua intérprete, Katie Leung, suou para conseguir o papel. Nada menos do que quatro mil garotas disputaram a vaga nas audições.

Ela apareceu pela primeira vez em “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, como namorada de Cedrico (Robert Pattinson) e seguiu no elenco até o final. Após os filmes, no entanto, não fez muitos outros trabalhos – seu papel de maior destaque foi em “Os Estrangeiros” (2017).

#10 Harry Melling

O detestável primo de Harry Potter também mudou bastante ao longo do tempo: Harry Melling interpretava Duda Dursley e apareceu do primeiro filme até “Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte I”.

Depois da saga, ficou mais afastado das telas, fazendo participações menores nas produções da Netflix “Merlin” e “The Ballad of Buster Scruggs”.

#11 Jessie Cave

Lembra da Lilá Brown? Interpretada por Jessie Cave, a personagem apareceu pela primeira vez em “Harry Potter e Enigma do Príncipe”. Na trama, ela interpretava uma aluna de Hogwarts que teve um namoro com Rony Weasley (Ruper Grint).

Fora da saga, o papel de maior destaque de Jessie foi, na realidade, anterior: em 2008, ela fez parte do elenco de “Coração de Tinta”. Além disso, esteve em outras produções menores, como “Arcadia” e “Summerhill”.

#12 Robbie Coltrane

O ator que interpretava Hagrid já era BEM diferente do personagem sem a caracterização. Agora, quase 20 anos depois, mudou ainda mais. Nascido na Escócia, Robbie Coltrane estreou no cinema em 1980, no clássico “Flash Gordon”.

Além de “Harry Potter”, o ator tem um currículo bem extenso. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão “007 Contra GoldenEye”, “Van Helsing”, “Do Inferno” e “Alex Rider Contra o Tempo”. O trabalho mais recente de Coltrane foi como dublador do Lorde Dignwall, na animação “Valente”.

#13 Gary Oldman

Uma das maiores estrelas do elenco de “Harry Potter”, o vencedor do Oscar Gary Oldman interpretava Sirius Black, um dos coadjuvantes mais marcantes da saga. Mais de 10 anos após a saga, também está bem diferente.

Em 2018, o ator britânico levou o Oscar de Melhor ator por sua atuação em “O Destino de Uma Nação”, papel que o deixou irreconhecível. Mas além desse, Oldman já teve outras grandes papéis e produções consagradas, como “Batman – O Cavaleiro das Trevas” e “O Espião Que Sabia Demais”.

#14 David Thewlis

O final de Lupin foi um dos que mais quebrou o coração dos fãs de “Harry Potter” e, anos depois, o ator David Thewlis está bem diferente do que era quando deu vida ao mago. Recentemente, esteve no cinema na superprodução “Mulher Maravilha”, interpretando Ares, super-vilão inspirado no deus grego da Guerra.

Mas parece que Thewlis não se esqueceu do personagem: segundo reportagem da BBC, o ator tem uma placa no quintal de sua casa que diz “Proibido trouxas”. “As crianças passam por aqui e realmente acham que eu sou o Professor Lupin”, disse o ator. Fofo, né?

#15 Clémence Poésy

A francesa Clémence Poésy deixou todos os alunos de Hogwarts apaixonados ao aparecer como a corajosa Fleur Delacour em “Harry Potter e o Cálice de Fogo”. Depois, ficou meio sumida e voltou a aparecer no capítulo final da saga.

Clémence tem uma carreira artística de destaque na França e seu filme mais recente foi “Uma Família de Dois”. Além disso, a artista faz diversos trabalho como modelo e foi nomeada uma das porta-vozes da grife de perfumes Chloé.

#16 Jason Isaacs

IMDB

O pai de Draco Malfoy foi um dos vilões mais temidos do universo de “Harry Potter”. No entanto, esta não foi a única vez em que o ator Jason Isaacs deu vida a um personagem do mal. O britânico também fez sucesso como o Capitão Gancho, de “Peter Pan”.

Isaacs tem uma longa carreira no cinema e faz parte do elenco de muitas superproduções. Seus trabalhos mais recentes foram em séries, como “Star Trek: Discovery”, “The OA” e “Awake”.

#17 Imelda Staunton

Se na saga, Dolores Umbridge foi uma das personagens mais detestáveis, a atriz Imelda Staunton fez papeis muito mais doces em outros trabalhos – e apareceu MUITO diferente da bruxa de “Harry Potter”.

O papel mais recente da atriz foi em “Malévola”, em que interpretou uma das fadas madrinhas de Aurora (Elle Fanning). Além disso, a atriz também foi uma das flores mágicas de “Alice no País das Maravilhas” e a cozinheira de “Nanny McPhee – Uma Babá Encantada”.

#18 (e #19) Oliver e James Phelps

A primeira curiosidade dos gêmeos que interpretaram Fred e George Weasley é que eles não são ruivos de verdade, ao contrário dos atores que interpretaram os outros irmãos. Assim, logo após se despedirem dos personagens, os dois já apareceram BEM diferentes.

De lá para cá, os irmãos têm feito papeis menores: eles apareceram juntos na série “Kingdom” e no documentário britânico “A Mind’s Eye”. Além disso, James Phelps trabalhou na produção de “O Código Da Vinci”.

#20 Julie Walters

A mãezona dos Weasley também sempre teve um visual bem diferente da personagem, principalmente pelo cabelo curtinho e platinado. E muito antes do mundo de “Harry Potter”, a atriz já tinha uma carreira de sucesso e concorreu a dois Oscar por “Billy Elliot” e “O Despertar de Rita”.

Outra curiosidade sobre Julie é que a atriz britânica tem um título de nobreza e foi agraciada com a Ordem do Império Britânico – honraria que foi concedida a famosos, como Paul McCartney e Adele.

#21 Maggie Smith

Apesar de ter ficado bem conhecida no papel da professora Minerva McGonagall, Maggie Smith tem uma longuíssima carreira, que inclui dois Oscar: em 1970, por “A Primavera de Uma Solteirona”, e 1979, por “Califórnia Suíte”.

Além disso, a atriz também é um dos grandes destaques do elenco da série “Downton Abbey”, que é seu trabalho mais recente na televisão.

Universo “Harry Potter”