15 filmes de superação que foram inspirados em histórias reais INCRÍVEIS

por | jan 23, 2019 | Filmes

Nem só de ficção vive Hollywood: muitas produções do cinema foram inspiradas em histórias reais, algumas delas surpreendentes. Confira na lista abaixo 15 incríveis filmes de superação.

Filmes de superação inspirados em histórias reais

1. “Lion: Uma Jornada Para Casa”

Imdb

Quando tinha apenas cinco anos, o indiano Saroo se perdeu do irmão em uma estação de trem de Calcutá e enfrentou grandes desafios para sobreviver sozinho até ser adotado por uma família australiana.

Incapaz de superar o que aconteceu, aos 25 anos, ele decide buscar uma forma de reencontrar sua família biológica numa jornada emocionante.

2. “O Mordomo da Casa Branca”

O jovem Eugene Allen vê seu pai ser morto sem piedade por Thomas Westfall. Percebendo o desespero do jovem e a gravidade do ato do filho, Annabeth Westfall decide transformá-lo em um criado de casa.

Eugene cresce e passa a trabalhar em um hotel ao deixar a fazenda onde cresceu. Sua vida dá uma grande guinada quando tem a oportunidade de trabalhar na Casa Branca.

Entretanto, as exigências do trabalho causam problemas com Gloria, a esposa de Eugene, e também com seu filho Louis, que não aceita a passividade do pai diante dos maus tratos recebidos pelos negros nos Estados Unidos.

3. “O Discurso do Rei”

Ganhador de quatro Oscars, “O Discurso do Rei” conta a história de George, um príncipe britânico gago desde pequeno.

Ele vai se tornar rei, mas seu problema com a fala é um desafio a ser enfrentado para que possa dar discursos eloquentes e manter a moral do povo elevada durante a Segunda Guerra Mundial.

IMDB

Após ter consultas com vários médicos que não resolvem o problema, sua esposa, Elizabeth, o leva até o terapeuta de fala Lionel Logue. O médico realiza exercícios e coloca em prática métodos para que George tenha autoconfiança para falar em público.

4. “O Óleo de Lorenzo”

Quando completa seis anos, Lorenzo começa a ter diversos problemas de ordem mental.

O pequeno é diagnosticado com ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos.

Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço do distúrbio.

5. “Uma Mente Brilhante”

imdb

John Nash é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio em que atuava.

Mas, aos poucos, o belo e arrogante Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam.

Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com um Nobel.

6. “O Regresso”

O explorador Hugh Glass, que nas telonas é interpretado por Leonardo DiCaprio, parte para o oeste americano disposto a ganhar dinheiro caçando.

Quando é atacado por um urso, Hugh fica seriamente ferido e é abandonado à própria sorte pelo parceiro John Fitzgerald, que ainda rouba seus pertences.

Entretanto, mesmo com toda adversidade, Glass consegue sobreviver e inicia uma árdua jornada em busca de vingança.

7. “O Jogo da Imitação”

Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, um famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos.

Um dos integrantes dessa equipe é Alan Turing, um matemático de 27 anos que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere o time.

No entanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke como sua grande incentivadora.

8. “12 Anos de Escravidão”

Solomon Northup é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado

Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver.

9. “À Procura da Felicidade”

IMDb

“À Procura da Felicidade” narra a trajetória de Chris Gardner, um pai de família que passa por problemas financeiros e é abandonado pela esposa. Interpretado por Will Smith, Chris se vê na posição de pai solteiro e precisa cuidar de seu filho, Christopher, de apenas cinco anos.

Com tantos problemas financeiros, Chris e o filho são despejados e passam a viver em abrigos, banheiros públicos e estações de metrô.

Chris, no entanto, nunca abandonou a motivação para mudar a sua realidade. O filme de superação conta a trajetória dele até se tornar um milionário, atuando como corretor da bolsa de valores.

10. “A Vida É Bela”

Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista.

Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que eles estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

11. “A Teoria de Tudo”

Imdb

O filme que narra a história do físico britânico Stephen Hawking. Aos 21 anos, ele foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa que não possui cura.

IMDb

Mesmo com uma perspectiva de vida ruim e se tornando cada vez mais dependente dos outros, o jovem nunca desistiu de seguir seu sonho na carreira de astrofísico.

IMDb

“A Teoria de Tudo” mostra como Stephen Hawking superou as adversidades, desde a descoberta da doença às conquistas importantes de sua carreira. Sem dúvidas, você se sentirá inspirado pela história.

12 . “Estrelas Além do Tempo”

IMDB

O filme se passa no início da década de 1960, durante a corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética. Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson são três mulheres negras que trabalham na NASA.

Por serem afro-americanas, as três precisam provar que são competentes no trabalho, lidando com o preconceito diário na agência espacial e trabalhando em salas reservadas para negros.

A história é real e, apesar de todas as dificuldades vivenciadas no ambiente de trabalho, as três mulheres tiveram contribuições importantíssimas para a área e superaram o preconceito.

13. “Um Sonho Possível”

Michael Oher era um jovem negro, filho de uma mãe viciada, e que não tinha onde morar. Com boa vocação para os esportes, um dia ele foi avistado pela família de Leigh Anne Tuohy, enquanto andava em direção ao estádio da escola para poder dormir longe da chuva.

Ao ser convidado para passar uma noite na casa da milionária família Tuohy, Michael não tinha ideia que aquele momento iria mudar para sempre a sua vida, tornando-se mais tarde um astro do futebol americano.

14. “Sempre Ao Seu Lado”

Parker, interpretado por Richard Gere, é um professor universitário que encontra um cachorro perdido na estação de trem em que passa diariamente para trabalhar.

O filme conta a história verdadeira de Hachiko, um cão japonês da raça akita que, após a morte de seu dono, foi durante nove anos esperá-lo na estação onde o professor pegava o trem todos os dias.

15. “Walt Antes de Mickey”

Se você está em busca de algo que ainda não conquistou, inspire-se em Walt Disney, criador de uma das maiores multinacionais do mundo e um dos empreendimentos mais bem-sucedidos da história.

O filme mostra a trajetória de Walt Disney antes do sucesso, que faliu duas vezes antes de criar seu império.

A produção mostra a paixão de Walt Disney por desenhar e por fazer as pessoas felizes  — objetivo que deu origem a um dos personagens mais queridos da história, o Mickey Mouse.

O que assistir na Netflix?