Novo “vestido azul”: o mundo está louco com este áudio! Você ouve “yanny” ou “laurel”?

por | maio 16, 2018 | Entretenimento

Lembra quando não se falava em outra coisa na internet a não ser qual era a cor DAQUELE vestido? Pois bem, três anos depois, um novo mistério está tomando conta das redes sociais: qual palavra é dita no áudio abaixo?

“Yanny” x “Laurel”: áudio provoca mistério nas redes

Este tweet está circulando o mundo todo e dividindo MUITA gente: há quem diga que escuta “Yanny”, enquanto outras pessoas têm a certeza absoluta de que a palavra falada é “Laurel”.

Explicação

Mistérios à parte, o professor de neurociência da Universidade de Maastricht Lars Riecke explicou ao The Verge como as pessoas conseguem escutar uma palavra e não outra no mesmo áudio. Segundo ele, uma das explicações envolve a capacidade de nosso ouvido escutar determinadas frequências, que mudam ao longo da vida.

Isto é, de acordo com Riecke, a idade da pessoa pode interferir no resultado. A palavra “Yanny”, por exemplo, está uma frequência mais alta. Por isso, ela fica mais clara para as pessoas mais novas.

Já para Jody Kreiman, pesquisadora do laboratório de percepção vocal da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o mistério pode ser explicado pela acústica das letras.

“Os padrões acústicos da sentença estão no meio do caminho entre as duas palavras, o que favorece a confusão”, explicou a especialista ao The New York Times. “As concentrações de energia para ‘Ya’ são similares às de ‘La’. ‘N’ é similar ao ‘R’, ‘I’ está próximo do ‘L'”.

E você, escuta “Yanny” ou “Laurel”? Vote!

https://www.playbuzz.com/item/de54f49b-c427-4f32-a83d-8e08117a44aa

Virais da internet