Foto de filha de Beckham com chupeta aos 4 anos gera críticas: certo ou errado?

por | jun 30, 2016 | Entretenimento

Uma foto de Harper, filha de Victoria e David Beckham, usando chupeta aos quatro anos de idade causou polêmica. O jornal Daily Mail fez uma matéria criticando o fato e afirmando que o acessório poderia causar problemas dentais ou de fala se a menina continuasse usando. Ainda segundo a publicação, a recomendação do órgão britânico de saúde é que os pais comecem a  retirar a chupeta dos filhos quando os pequenos completarem um ano.

Leia também:
Usar ou não chupeta? Conheça os prós e contras
Como tirar chupeta: 4 dicas para fazer seu filho largá-la de vez
Chupar o dedo: dicas para incentivar a criança a abandonar o hábito

Em seu perfil no Instagram, o jogador rebateu as críticas e escreveu que quem tem filhos sabe que quando eles não estão se sentindo bem, é a chupeta que, na maioria das vezes, consegue confortá-los. “Aqueles que criticam deviam pensar duas vezes sobre o que dizem sobre os filhos dos outros, porque na verdade não têm nenhum direito de me criticar como pai”, desabafou.

Chupeta depois de grande faz mal?

Mas afinal, qual a idade certa para abandonar a chupeta? O dentista Mario Groisman, mestre em Ciências Dentais e membro da Academia Brasileira de Odontologia, diz que  criança pode usar chupeta até os três anos, segundo as recomendações da Associação Brasileira de Odontopediatria (ABO) e do Ministério da Saúde. “Mas quanto mais precoce a interrupção no seu uso, menores serão os seus efeitos adversos”, diz. 

Entre esses efeitos prejudiciais causados pelo uso da chupeta por um tempo maior que o sugerido estão as alterações na posição dos dentes e nas relações maxilares, que podem futuramente levar a problemas estéticos e funcionais. 

Ele explica ainda que, de acordo com a ABO, a amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida do bebê ajuda a prevenir o  uso prolongado da chupeta.