Famosa ganhou só 200g em 4 meses de gestação: é normal engordar pouco?

por | jun 30, 2016 | Entretenimento

A ex-BBB Aline Gotschalg está grávida de 4 meses e, em entrevista ao site EGO revelou que engordou apenas 200 gramas até agora. Mas será que esse ganho de peso durante a gestação é normal? Descubra a seguir.

Leia também
Quanto é normal engordar na gravidez?
De onde vem cada quilo ganho na gravidez: números incríveis desvendados
Modelo grávida de 8 meses exibe barriga trincada e causa polêmica na internet

Ganho de peso na gravidez 

Aos 4 meses de gestação, Aline Gotschalg contou que ganhou pouco tempo desde a descoberta da gravidez. “Estou adorando ter engordado pouco. Até agora foram apenas 200 gramas. Mas acho que daqui para frente vai ser diferente. Além do bebê estar se desenvolvendo mais, a fase dos enjoos e de passar mal acabaram”, disse.

A esposa do também ex-BBB Fernando Medeiros revelou que não está tirando suas medidas, tampouco está preocupada com isso. “Estou curtindo cada momento. As calças de antes da gravidez já não servem mais. Como só usava jeans bem justinho, boa parte das calças não está cabendo. Guardei tudo para usar depois”. A bela também disse que os seios foram a parte do corpo que mais sentiram a diferença. “O busto está enorme e as blusas não fecham mais”.

Quantos quilos é normal engordar na gravidez? 

O ganho de peso durante a gestação costuma girar entre 7 e 12 kg, sendo que mulheres que já têm sobrepeso ou obesidade devem engordar menos que mulheres com peso normal. De acordo com a ginecologista e obstetra Helena Junqueira, do Hospital e Maternidade Santa Joana, engordando nesse limite, fica mais fácil retornar à forma antiga.

Nos primeiros três meses é normal que a mulher ganhe menos peso do que nos outros trimestres. Em alguns casos, a gestante pode até perder peso ou mesmo não engordar porque náuseas e vômitos comprometem a ingestão adequada de calorias. Além disso, o bebê e as estruturas que o envolvem ainda são pequenas, bem como as alterações no corpo da mulher. Mas, mesmo assim, são esperados de 1 a 2 kg a mais nos três primeiros meses e aproximadamente 500 gramas a mais do quarto mês em diante.

Caso isso aconteça, é importante marcar uma consulta com o ginecologista para entender se a situação é causada por algum problema com o desenvolvimento do feto ou se trata-se apenas de uma particularidade do seu corpo.