Bárbara Borges diz que sofreu com diabetes gestacional: saiba o que é e como tratar

por | jun 30, 2016 | Entretenimento

https://www.instagram.com/p/BG9-OyzyZtU/

A diabetes gestacional é caracterizada por uma alteração nos receptores de insulina no organismo, que pode ocorrer devido às mudanças durante a gravidez.

Um dos principais problemas da diabetes na gravidez é que o aumento do açúcar no sangue da mãe passa para o bebê através do cordão umbilical, fazendo com que o pâncreas dele trabalhe mais e acumule mais gorduras. “Isso faz o bebê crescer mais que o esperado. E, depois de nascer, vai precisar de mais cuidados, pois pode ter hipoglicemia, além de ter mais chances de desenvolver obesidade e diabetes”, explica o ginecologista e obstetra Alberto Guimarães.

Causas da diabetes gestacional

O grupo de risco inclui mulheres acima de 35 anos, com histórico da doença na família, que tenham sobrepeso ou que engordem muito durante a gravidez. Mas, mesmo com todos os cuidados, o problema pode aparecer. Foi o caso da atriz Bárbara Borges. “Na gravidez do meu primeiro filho, Martin, mesmo tomando o maior cuidado com a alimentação e tendo engordado apenas 9 quilos, eu desenvolvi a diabetes gestacional, mas acredito que tenha sido mais por fatores emocionais”, conta.

https://www.instagram.com/p/BGCOx7QyZkE/

O médico explica que muitas vezes a gestante está cuidando corretamente da dieta e do peso e nem se dá conta de que pode ter havido alterações, mesmo porque os sintomas mais comuns também são característicos de qualquer gravidez, como sede toda hora, muito xixi, vontade de comer açúcar, entre outros. “Por isso é importante estar atento a isso no pré-natal, especialmente entre 26 e 32 semanas, quando o descontrole nos receptores de insulina pode acontecer. E, muitas vezes, ao fazer o diagnóstico o médico pesquisa tudo e não acha nada, concluindo que o fator desencadeador foi realmente algo emocional”, afirma.

Como tratar

Ele explica ainda que a principal indicação para uma gestante com diabetes é uma dieta fracionada, de preferência prescrita por uma nutricionista. Raramente é preciso aplicar insulina durante a gravidez. “Não é para passar fome, mas para comer várias vezes ao dia em quantidades menores, evitando picos de açúcar muito altos. Além disso, a prática de atividade física é recomendada”, diz.

Gravidez da Bárbara Borges

https://www.instagram.com/p/BDmQlKbSZvT/

No caso de Bárbara, a dieta após a descoberta da diabetes gestacional fez com que ela perdesse peso, chegando à reta final da gravidez com o ganho de apenas 8 quilos. Grávida pela segunda vez, ela está tomando os cuidados necessários para que o problema não se repita. “Desde o início da gravidez do Theo tenho feito o exame de tolerância à glicose por ter tido a diabetes na primeira gravidez. É uma precaução. Até agora está tudo normal, engordei 6 quilos, mas com 32 semanas, vou repetir o exame. Vamos ver se a história irá se repetir. Espero que não”, diz.

A saúde é a principal preocupação da atriz na hora dos cuidados alimentares. Ela conta que nos primeiros meses das duas gestações enjoou muito, teve falta de apetite e perdeu peso. Depois, passou a sentir muita fome. “Procuro me alimentar saudavelmente, mas também tenho desejo de doces e não me privo. Mas tenho consciência da responsabilidade de estar gerando uma vida que está totalmente ligada aos meus hábitos durante os 9 meses de gestação. O ganho exagerado de peso traz riscos de um parto prematuro e outros problemas que podem colocar em risco a nossa vida ou a do bebê”, afirma.

https://www.instagram.com/p/BEmKpFUyZsR/

As massagens e a prática de ioga e meditação também fazem parte da rotina de Bárbara durante a gravidez. Em relação à estética, ela reforçou o uso de filtro solar e evitou a exposição ao sol, já que tem a pele clara com sardas e se preocupa com o surgimento de melasmas. Para evitar as estrias, apostou em cremes específicos na barriga e nos seios.

Cuidados na gravidez: médica indica os mais importantes.