Em meados de 2003, o público acompanhou com grande atenção pela TV um romance que, até então, era raro em novelas: a história de amor entre Rafaela e Clara, duas estudantes do ensino médio do Rio de Janeiro.
A trama, que fez parte de “Mulheres Apaixonadas”, foi protagonizada por Paula Picarelli e Alinne Moraes – e a intérprete de Rafa, ao contrário da colega que fez seu par romântico na obra de Manoel Carlos, não firmou carreira em novelas, mas tampouco abandonou as artes.
Por onde anda Rafaela de “Mulheres Apaixonadas”

Paula Picarelli estreou na Rede Globo com uma breve participação na novela “O Cravo e a Rosa”, mas só ficaria conhecida pelo grande público três anos depois ao viver a Rafaela de “Mulheres Apaixonadas”. Apesar de não ser protagonista da história, sua personagem ganhou destaque pela temática do relacionamento homoafetivo, algo que ainda era incomum na TV aberta.
Pouco mais de 20 anos depois da novela, Paula continua atuando, apresenta programas, é mãe de uma menina chamada Sofia, de 11 anos, e até já escreveu um livro sobre sua experiência pessoal em uma seita que envolvia o consumo de ayahuasca, um chá conhecido por alterar a consciência.

Atualmente com 44 anos de idade, Paula Picarelli não mudou quase nada desde que começou a fazer sucesso e já disse que, mesmo longe das novelas, ainda é muito reconhecida pelo público, especialmente devido à participação em “Mulheres Apaixonadas”.
“A história toda foi marcante. Nós tivemos uma resposta positiva do público. Então, apesar de tudo, eu sabia o quanto aquilo era importante e que tínhamos uma responsabilidade grande”, contou a atriz em entrevista ao jornal “O Globo”, completando que recebe muitas mensagens de pessoas que se encorajaram pela história do casal.

